segunda-feira, 16 de março de 2015

História Modificada

Dona Boa-Sorte mais Dona Riqueza                                                                                                         Havia um homem muito pobre. Era muito dedicado no trabalho , ele cortava árvores para fazer a lenha,capinava e plantava, ele ganhava muito pouco dinheiro em ralação ao tanto que se esforçava.
  Um dia como sempre trabalhando, foram duas mulheres bonitas, chegou perto e cumprimentou, o camponês levou um susto, pois nunca tinha visto elas antes,então começaram à conversar.
 -Olá amigo,eu e minha irmã estavamos vendo o senhor trabalhar, você deve ganhar muito dinheiro! 
-dinheiro? É uma coisa que ganho muito pouco
-Mas isso é injustiça com você!
-Quem sabe um dia eu consiga fazer algo melhor na minha vida
  As irmãs gostaram do homem, uma das irmãs resolveu se apresenar: 
-Meu nome é Riqueza, e minha irmã chama-se Boa-sorte, vi que você se esforçou muito então vamos te ajudar.
  O homem olhava com atenção ao rosto de cada uma das mulheres, Riqueza ajudou dando dez moedas de ouro para o pobre homem, as pessoas acharam estranho, pois o homem era pobre e de repente ficou rico. Chamaram a polícia para ele, achando que tinha roubado aquele dinheiro todo, então a polícia o algemou, mas ele conseguiu escapar 
  O homem desistiu do dinheiro e foi trabalhar para ganhar seu próprio dinheiro! 

domingo, 8 de março de 2015

Dia das mulheres!!

A mulher cria, vai a luta é guerreira e busca... Ela espera... Tem paciência,  ternura e brandura. Toda mulher é aquela que com toda brandura e candura sabe suportar toda dor de amor e desamor. Sabe enfeitiçar e encantar, com sua alma de muitos mistérios. Toda mulher é você... Sou eu... Somos nós... Feliz Dia da Mulher."
Quero desejar parabéns a todas aquelas mulheres que lutam para sustentar sua família, dar graças a Deus que a cada dia ela está viva, aquela que luta pelo bem de todos, aquela mulher trabalhadora, aquela mulher que nunca desiste de seus sonhos, aquela mulher vaidosa, aquela que torna o mundo melhor! Feliz dia das mulheres!!

Biografia Leonardo Da Vinci

Um dos mais completos artistas renascentistas, Leonardo da Vinci nasceu no dia 15 de abril de 1452, muito provavelmente em uma cidade próxima a Vinci, Anchiano, na Itália, embora alguns pesquisadores acreditem que sua terra natal está situada entre Florença e Pisa, à direita do Rio Arno.

Leonardo da Vinci
Seus pais eram o notário – hoje conhecido como tabelião – Piero di Antonio da Vinci, e a camponesa Catarina. Assim que nasceu, eles se separaram e seu genitor contraiu matrimônio com outra mulher, Albiera di Giovanni Amadori, bem mais nova que ele. Ao completar cinco anos, Leonardo foi retirado da guarda materna e entregue ao pai.
Sua infância transcorreu na esfera rural, o que explica seu apego à Natureza. Ele era um aficionado por cavalos, que no futuro se tornariam alvos de suas pesquisas. Aliás, Leonardo se transformaria no modelo da educação clássica, resgatada no Renascimento, pois dominava amplas áreas do conhecimento: a anatomia, a engenharia, a matemática, a música, a história natural, a arquitetura, a escultura, a pintura, e ainda se revelaria um talentoso inventor.
Sua produção científica, genial, oculta em rascunhos e codificações, nunca se destacaria, como o fez sua obra artística. Este viés criador lhe garantiria fama e recompensas. Em 1469 o artista vai para Florença e aí dá início a sua trajetória na esfera das artes, cursando pintura no atelier do famoso pintor de Florença, Andrea del Verrocchio.
Suas pesquisas no campo da anatomia começam a se desenvolver em 1472. Nesta época, Da Vinci cria vários desenhos e esquemas do organismo humano. Nesta primeira etapa de sua criação, que vai até 1480, ele elabora pequenas obras, tais como Madona com Cravo, a Madona Benois e, talvez, a Anunciação.
Em 1482 o artista segue para Milão, e nesta cidade trabalha para Ludovico Sforza, atuando como engenheiro, escultor e pintor. Neste período, que tem como limite o ano de 1486, ele empreende uma de suas realizações mais conhecidas, A Virgem dos Rochedos, pintura concebida para um altar. Até 1488 ele se dedica à arquitetura, permanecendo no atelier da Catedral de Milão.

Monalisa
Leonardo, antes de voltar para Florença, realiza sua última obra para Sforza, a clássica A Última Ceia. Em 1500, já de regresso à cidade florentina, ingressa em seu estágio mais produtivo na esfera da pintura, compondo neste período sua criação mais célebre e misteriosa, o retrato da Lisa del Giocondo, cônjuge de Francesco del Giocondo – a famosa Mona Lisa.
Praticamente na mesma época ele começa a produzir a pintura mural denominada Batalha de Anghiari. Em 1516, com a morte de seu mecenas e protetor Giuliano de Medici, Da Vinci passa a atuar junto ao soberano Francisco I da França. O artista morre em território francês, em 1519, na cidade de Cloux. Seu corpo foi enterrado na Igreja de S. Florentino, em Ambroise, posteriormente destruída durante as insurreições ocorridas na Revolução Francesa.

Biografia Roseane Murray

Nasceu no Rio de Janeiro em 1950. Graduou-se em Literatura e Lingua Francesa em 1973 (Universidade de Nancy/ Aliança Francesa).

Publicou seu primeiro livro infantil em 1980 (Fardo de Carinho, ed. Murinho, R.J). Tem dois livrostraduzidos no México (Casas, ed. Formato e Três Velhinhas tão velhinhas, ed. Miguilim/ Ibeppe) . Seus poemas estão em antologias na Espanha. Tem poemas traduzidos em seis linguas ( in Um Deus para 2000, Juan Arias, ed. Desclée e Maria, esta grande desconhecida, Juan Arias, ed. Maeva.).

Recebeu o Prêmio O Melhor de Poesia da FNLIJ nos anos 1986 (Fruta no Ponto, ed. FTD), 1994 (Tantos Medos e Outras Coragens, ed. FTD), 1997 (Receitas de Olhar, ed. FTD) e em 2013 Diário da Montanha (e. Manati).

Recebeu o Prêmio Associação Paulista de Críticos de Arte em 1990 para o livro Artes e Ofícios, ed. FTD, S.P.
Entrou para a Lista de Honra do I.B.B.Y em 1994 com o livro Tantos Medos e Outras Coragens tendo recebido seu diploma em Sevilha, Espanha.

Recebeu o Prêmio Academia Brasileira de Letras em 2002 para o livro Jardins ed. Manati, R.J como omelhor livro infantil do ano.

Participou ao longo destes anos de vários projetos de leitura. Implantou em Saquarema, em 2003, junto com a Secretaria Municipal de Educação, o Projeto Saquarema, Uma Onda de Leitura.

Biografia Ricardo Azevedo

Ricardo Azevedo, escritor e ilustrador paulista nascido em 1949, é autor de muitos livros para crianças e jovens, entre eles Um homem no sótão (Ática), A casa do meu avô (Ática), Aula de carnaval e outros poemas (Ática), Trezentos parafusos a menos (Moderna), Livro dos pontos de vista(Ática), Armazém do Folclore (Ática), Histórias de bobos, bocós, burraldos e paspalhões (Ática), O livro das palavras (Editora do Brasil), O sábio ao contrário (Editora do Brasil), Contos de enganar a morte (Ática), Chega de saudade (Moderna), Contos de espanto e alumbramento (Scipione), O livro de papel (Editora do Brasil), Ninguém sabe o que é um poema (Ática), Feito bala perdida e outros poemas (Ática), O leão da noite estrelada (Saraiva), Contos e lendas de um vale encantado (Ática), Fazedor de tatuagem (Moderna), O chute que a bola levou (Moderna) e O motoqueiro que virou bicho (Moderna).
Ganhou quatro vezes o prêmio Jabuti com os livros Alguma coisa (FTD), Maria Gomes (Scipione), Dezenove poemas desengonçados (Ática) e A outra enciclopédia canina (Companhia das Letrinhas), o APCA e outros.
Tem livros publicados na Alemanha, Portugal, México, França e Holanda e textos em coletâneas publicados naCosta Rica e no Kuwait.
Bacharel em Comunicação Visual pela Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado e doutor em Letras pela Universidade de São Paulo. Autor da tese Abençoado e danado do samba – O discurso da pessoa, das hierarquias, do contexto, da religiosidade, do senso comum, da oralidade e da folia (Edusp, no prelo). Pesquisador na área de cultura popular. Professor convidado em cursos de especialização em Arte-Educação e Literatura. Tem dado palestras e escrito artigos, publicados em livros e revistas, abordando problemas do uso da literatura de ficção na escola.

Poesia

6 ano A/manhã
Dupla:  Ana Luiza Lopes e Luiza Minchilo Ferraz
Professora: Maria de Lourdes

 Era uma vez
Um home pobre
Fez um acordo com um capeta
E ficou nobre

O desafio era difícil
E trazia malefício

Ficar sete anos sem se cuidar
Era difícil para danar
O desafio aceitou
E enfim superou

Foi  para um hotel se hospedar
Tiveram que aceitar
Pois dinheiro no bolso
Tinha para pagar

Chegando lá ouviu um choro,
O que o homem queria
Era sua divida pagar
Com tesouros, chamados moedas de ouro

O homem feio então, o ajudou
Dando moedas de montão

Amigos se tornaram, propôs o casório de sua filha
Mas de imediato não aconteceria
Ainda faltavam dois anos para a promessa ser cumprida
Caso contrário a nobreza estaria proibida

Fugiu para o fim da promessa acabar,
Mas prometeu depois de dois anos voltar

Dois anos se passaram o homem agora limpo voltou
Ninguém acreditou
Sua irmã com inveja ficou

O casório aconteceu e todo mundo agradeceu
Felizes para sempre ficaram e ninguém os separaram.



Autobiografia

Meu nome é Luiza Minchilo Ferraz nasci em Belo Horizonte dia 28 de maio de 2003 às 6:00 da manhã, porém amo acordar tarde. Sou descendente de italiano. Meus pais se chamam Sandra Lúcia Silveira Minchilo e Ronney Alvez Ferraz. Minha primeira escola, se chama Mundo Feliz, sou novata no colégio São Paulo. Estudo no 6ºano do ensino fundamental 2. Quando eu era mais nova na minha escola, eu e alguns dos meus colegas adorávamos ir a escola, já que só brincavamos e não estudavamos. Hoje em dia eu gosto de ir à escola e de principalmente encontrar com os meus colegas e amigos, mas atualmente não era como antes, hoje temos avaliações durante o ano e é mais complicado do que só brincar e se divertir. Mas também temos a hora do lazer, que é a hora que podemos nos divertir e descansar... Essa é uma pequena parte da minha vida no período das aulas, nas férias eu me divirto com minha família, viajo... Eu adoro quando as pessoas me acolhem nos momentos difíceis, como quando meu avô faleceu à 7 meses atrás, ainda sinto muita falta dele, mas todos meus amigos me acolhem e família.