sexta-feira, 4 de setembro de 2015

História da carta e dos selos

Desde de idos tempos que o homem sentiu a necessidade de comunicar-se, porém a comunicação por sinais ou pela fala cedo se mostrou insuficiente quando o elemento espacial, isto é, a distância, se fazia presente. Com o advento da escrita surgiu a troca de documentos e a necessidade do seu transporte. As primeiras mensagens foram esculpidas em pedra passando, progressivamente, a serem inscritas em argila e em rolos de papiro. A mais antiga carta conhecida é de origem babilônica: trata-se de uma tabuleta de argila, em que uma dama, de nome Navirtum, escreveu, em letras cuneiformes, a outra dama chamada Husutiya, que só a visitaria na ausência do marido. A carta, do século XVIII a. C. está no Museu do Louvre. Destacam-se ainda as mensagens enviadas a Roma por Júlio César para serem lidas no fórum e que formam um texto conhecido como “De Bello Gallico”.
OS PRIMEIROS SERVIÇOS DO CORREIO
Desde a Idade Média, existiam ligações organizadas para a transmissão de cartas. A Igreja e as abadias tinham suas próprias ligações postais. Havia ainda o correio do exército. O comércio igualmente tinhas as suas próprias ligações. Logo apareceram as primeiras chancelas (sinetes) que autenticavam o documento e autorizavam o estafeta, em geral um militar, a transportá-lo, sendo este transporte de mensagens, privilégio exclusivo de Reis e Imperadores, serviço posteriormente também utilizados pelos nobres.
A partir do século XIII, a família Tasso obteve o direito de transportar cartas em sua região natal (Bérgamo, na Itália) e posteriormente esta concessão se estendeu a praticamente todo o Continente Europeu. Os Tassos se uniram à família Torres e tornaram-se uma organização com regularidade e confiabilidade em seus serviços e isto numa época de muita belicosidade e guerras generalizadas. Este serviço venceu até mesmo a concorrência de correios estatais. Foram eles, sem dúvida, os precursores dos correios em moldes profissionais e a organização durou assim, por vários séculos, na Europa.
No início do século XIX o Velho Continente sofreu grandes transformações, sobretudo a Inglaterra com o advento da revolução industrial. O desenvolvimento acelerado de muitas cidades, o êxodo rural, e o desenvolvimento das transações comerciais, incrementaram significativamente o volume de correspondência. O porte, neste momento, ainda era pago pelo destinatário. Tal prática trazia graves problemas, com grande evasão de receitas.

CARTAS PRA VOCÊ

Eu tento te esquecer

Mas tudo que eu escrevo
É sobre você
Eu não posso me enganar
Fingir que estou bem
Porque não estou
Preciso de você
Preciso de você
Essa noite
E hoje estou aqui
Só pra te cobrar
O que você disse
Que iria ser pra sempre
Mas não foi assim
Agora o que me resta
Escrever nessa carta
Pra lembrar
Eu passo tanto tempo
Só te procurando
Em um outro alguém
Mas não posso me enganar
Sinto sua falta
E ninguém pode ver
Preciso de você
Preciso de você
Essa noite
E hoje estou aqui
Só pra te cobrar
O que você disse
Que iria ser pra sempre
Mas não foi assim
Agora o que me resta
Escrever nessa carta
Preciso de você.

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Análise Crítica do meu blog

Muito interessante o Blog criado pelo Colégio como meio de comunicação entre os alunos e seus leitores/seguidores, sendo atualizado pela autora do blog com assuntos interessantes desenvolvidos sempre com grande entusiasmo e interesse. Abraço Luiza

Biografia de Malala


Malala Yousafzai

Malala Yousafzai (1997) é uma jovem paquistanesa, militante dos direitos das meninas de ir à escola. Aos 17 anos, é a mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel da Paz.
Malala Yousafzai nasceu no Vale do Swat, no norte do Paquistão, no dia 12 de julho de 1997. Filha de Ziauddin Yousafzai, professor e dono de escola incentivou o estudo da filha. Em 2008, o Talibã destruir 150 escolas para meninas no Paquistão. Malala ia para o colégio com o uniforme escondido dentro da mochila, para não ser atacada.
Malala começou a escrever um blog, em que contava os obstáculos para estudar e seguir seu sonho de ser médica. Em outubro de 2012, quando já dava entrevistas e aparecia na televisão defendendo o direito das meninas à educação, recebeu três tiros contra sua cabeça, no momento em que estava dentro do ônibus que a levaria para a escola.
Malala Yousafzai que estava com quinze anos, foi levada para a Inglaterra, onde se submeteu a tratamento. A jovem sobreviveu ao atentado e, aos 16 anos tornou-se porta voz de uma causa - o direito à educação. Vive exilada em Birmingham, junto com sua família.
No dia 12 de julho de 2013, quando comemorou 16 anos, discursou para uma plateia de representantes de mais de 100 países na Assembleia da ONU, em Nova Iorque. Em outubro, recebeu o Prêmio Sakharov, dado pelo Parlamento Europeu. No dia 10 de outubro de 2014, com 17 anos, Malala recebeu o Prêmio Nobel da Paz, tornando-se a mais jovem ganhadora da premiação.
Frases e pensamentos de Malala
  • "Só percebemos a importância da nossa voz quando somos silenciados."
  • Um livro, uma caneta, uma criança e um professor podem mudar o mundo.
  • Eu costumava pensar que um Talibã viria, e simplesmente me matariam. Então eu disse: 'se ele vier, o que você faria Malala?' e respondi a mim mesma, ' Malala, pegue um sapato e jogue nele.’ Mas então, eu disse: ‘se você bater em um Talibã com seu sapato, então não haveria nenhuma diferença entre você e o Talibã. Você não deve tratar os outros com crueldade e de forma dura, você deve lutar através de paz, através do diálogo e através da educação.' Então eu irei dizer a ele quão importante é a educação e que ‘quero educação para seus filhos também.' E finalmente vou dizer a ele, ‘que isto é o que eu tenho a dizer para eles, agora faça o que quiser’.
    Nós somos humanos e é parte da natureza humana que nós não aprendemos a importância de uma coisa até que seja arrancada das nossas mãos. No Paquistão, quando fomos impedidas de ir à escola é que me dei conta de que a educação é muito importante, e a educação é um poder para as mulheres. E é por isso que os terroristas têm medo da educação. Eles não querem que as mulheres seja educadas porque elas vão se tornar mais poderosas.

    Falo não por mim mas por aqueles sem voz... aqueles que lutaram por seus direitos... seu direito de viver em paz, seu direito de ser tratado com dignidade, seu direito à igualdade de oportunidade, o seu direito de ser educado.

Relatório e história do e-mail


Como-Surgiu-o-E-Mail
Nós estamos ligados a esse mundo, o mundo da tecnologia

O correio eletrônico é anterior ao surgimento da Internet. Os sistemas de e-Mail foram uma ferramenta crucial para a criação da rede internacional de computadores.
O primeiro sistema de troca de mensagens entre computadores que se tem notícia foi criado em 1965, e possibilitava a comunicação entre os múltiplos usuários de um computador do tipo mainframe. Apesar da história ser um tanto obscura, acredita-se que os primeiros sistemas criados com tal funcionalidade foram o Q32 da SDC e o CTSS do MIT.
O sistema eletrônico de mensagens transformou-se rapidamente em um “e-Mail em rede“, permitindo que usuários situados em diferentes computadores trocassem mensagens. Também não é muito claro qual foi o primeiro sistema que suportou o e-Mail em rede. O sistema AUTODIN, em1966, parece ter sido o primeiro a permitir que mensagens eletrônicas fossem transferidas entre computadores diferentes, mas é possível que o sistema SAGE tivesse a mesma funcionalidade algum tempo antes.
A rede de computadores ARPANET fez uma grande contribuição para a evolução do e-Mail. Existe um relato que indica a transferência de mensagens eletrônicas entre diferentes sistemas situados nesta rede logo após a sua criação, em 1969. O programador Ray Tomlinson iniciou o uso do sinal @para separar os nomes do usuário e da máquina no endereço de correio eletrônico em 1971. Considerar que ele foi o “inventor” do e-Mail é um exagero, apesar da importância dos seus programas de email: SNDMSG e READMAIL. A primeira mensagem enviada por Ray Tomlinson não foi preservada; era uma mensagem anunciando a disponibilidade de um e-Mail em rede. A ARPANETaumentou significativamente a popularidade do correio eletrônico.

Você já foi convidado para ir à uma Viagem ao Centro da Terra?


 
O livro " Viagem ao Centro da Terra " deu a origem ao filme " Viagem ao Centro da Terra ". As duas histórias são histórias fantásticas ... espetaculares, e se você é aquela pessoa que gosta de aventura, eu recomendo que você leia a história e veja o filme " Viagem ao Centro da Terra " . Recomende-o para sua família, seus amigos e para todas as pessoas que gostam desse tipo de livro ou filme.
Viagem ao Centro da Terra, quer vir comigo? Então acesse www.colegiosaopaulobh.com.br e veja as fotos de nossos trabalhos, tudo inspirado no livro e no filme " Viagem ao Centro da Terra ". Você também  pode ver nossas fotos através do Porto Magico: www.portomagico.blogspot.com.br. Venha dar um mergulho nessa aventura!!!!
beijos Lu Minchilo

Biografia de Lino de Albergaria, autor do livro Miguel e o Sexto ano

Isalino Silva de Albergaria, mais conhecido como Lino de Albergaria (Belo Horizonte24 de abril de 1950), é um escritortradutor e editor brasileiro. Escreveu romances para o público adulto e um livro teórico sobre literatura para jovens. A maior parte de seus livros é dirigida ao público infantil e juvenil, sobretudo aos pré-adolescentes. Vindo de uma família de juristas (o pai, Jason Soares Albergaria, foi um respeitado criminólogo e a mãe, Marietta Silva de Albergaria, era bacharel em Direito), preferiu se dedicar às letras e à editoração. Nos três anos em que viveu na França, estagiou em editoras parisienses (Éditions Lafayette e Bayard Presse) e na biblioteca infantil da cidade de Clamart. O convívio com os livros para jovens foi decisivo para se tornar editor na área, ao voltar ao Brasil, ofício exercido em São Paulo e no Rio de Janeiro. Ocasionalmente, passou a traduzir livros franceses para crianças, publicados pelas editoras Globo, FTD e Dimensão. Retornando a Belo Horizontefoi editor de literatura nas Editoras Lê e Dimensão e retomou os estudos de literatura, concluindo mestrado e doutorado em literaturas de língua portuguesa na PUC-MG. Teve também, na mesma cidade, a experiência de professor universitário, tendo atuado no curso de graduação em Letras da PUC-MG e de pós-graduação em design do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Encerrou a carreira de editor, ao se tornar redator, com ênfase em pronunciamentos, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, continuando a carreira de escritor, à qual acrescentou uma outra prática, a adaptação de clássicos. Destacam-se em sua obra, de mais de setenta títulos, além dos romances Em nome do filho e A estação das chuvas e da reelaboração de seu tema do mestrado (Do folhetim à literatura infantil: leitor memória e identidade).

O que vocês sabem sobre Júlio Verne, sobre a Islândia e sobre o vulcão Sneffels ???? Tudo isso tem algo em comum

A Islândia, o Vulcão Sneffels e Júlio Verne.


A Islândia é um país com 320 mil habitantes, concentrados no sul e no oeste, onde está a capital, Reykjavík, com mais de um terço da população total. O idioma oficial é o islandês, as placas com os nomes das ruas parecem hieróglifo. Existem 130 montanhas vulcânicas e cerca de 20 vulcões ativos. E apenas 25% dos 103 mil km² da ilha têm árvores. A Islândia é uma das maiores ilhas da Europa. A paisagem gélida é belíssima.

Snæfellsjökull é um vulcão -  Sneffels- que fica na Península Snaefellsnes, oeste da Islândia, tem 1.524 metros de altura. Seus picos duplos se destacam das outras montanhas da ilha. A montanha é famosa devido à obra Viagem ao centro da Terra de Júlio Verne, na qual os protagonistas encontram neste vulcão uma caverna que os levaria às profundezas da Terra.

      • Resultado de imagem para vulcao sneffels
    1. Map of vulcão sneffels

      • Resultado de imagem para islândia
    1. Map of islandia

O que você sabe sobre a Islândia???

Localização: extremo norte da Europa

Cidades Principais: Reykjavik, Kópavogur, Hafnarfördur, Akureyri

Clima:
 subpolar (centro e norte) e temperado oceânico (Sul)

Densidade demográfica: 2,91 hab./kh2 (ano de 2014)

DADOS CULTURAIS E SOCIAIS:

Composição da População: islandeses (99%) e outros (1%)

Idioma
: islandês (oficial)

Religião
: cristianismo (96,4%), sem religião e ateísmo (2,2%) e outras (1,4%)

IDH: 0,895 (ano de 2013) - muito elevado

Expectativa de vida: 81,9 anos (ano de 2013)

Índice de alfabetização (população adulta): 99,3%


ECONOMIA:

PIB (Produto Interno Bruto): US$ 14,6 bilhões (ano de 2013)

Renda per capita: US$ 43.930 (ano de 2013)

Força de trabalho: 182 mil trabalhadores (ano de 2014 - estimativa)

Moeda: coroa islandesa

DADOS PRINCIPAIS:

Área: 103.000 km²

CapitalReykjavik

População: 319 mil habitantes (estimativa 2014)

Nome Oficial: República da Islândia

Nacionalidade: islandesa

Governo: República parlamentar


Divisão administrativa: 79 municipalidades


    Resultado de imagem para islândia

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Como faziamos sem... Biografia da autora do livro

Bárbara Soalheir

Nasceu em belo horizonte.
cresceu coma a filha do meio entre dois irmãos e ,dessa convivência,herdou os muculos do braço direito e a paixão pelo Atlético Mineiro.formou-se em jornalismo pela PUC-MG e se mudou para São Paulo ha três anos,quando passou a colaborar em diversas publicações da editora Abril.
Em 2004 escreveu a reportagem " Como Fazíamos Sem..." para a revista aventuras na história,que deu origem a este livro.Foi editora da super interessante e hoje é editora da revista Capricho. 
ass: Luiza

domingo, 17 de maio de 2015

Biografia Paulo Mendes Campos

Paulo Mendes Campos


Poeta,cronista,tradutor,jornalista,Paulo Mendes(1922-1991) nasceu em Belo Horizonte, MG. Iniciou os estudos em odontologia,direito,veterinária,mais não os completou.Ainda muito jovem, ingressou na vida literária em BH,como integrante da geração mineira aqui pertencem autores como Fernando Sabino e Murilo Rubião.Mudando-se para o Rio de Janeiro, e passou a colaborar nos principais jornais cariocas e, ao lado de Fernando Sabino e Rubem Braga,foi um dos responsáveis pelo grande prestígio que a crônica ganhou no Brasil nos anos de 1950-60.suas crônicas valorizam a interioridade,a memória,o sonho e a reflexão.
feliz dia das mães!!! Vocês são especiais! <3

Quem é Ziraldo?

 Quem é Ziraldo?
 O cartunista e escritor Ziraldo , autor dessa historia em quadrinhos, tem alma de criança. Como sua personagem mais famosa, ele também e um '' menino maluquinho '' inquieto e esperto.                Mineiro de Caratinga, foi para o Rio de Janeiro aos 16 anos para ser desenhista de histórias em quadrinhos. Como a profissão não existia no pais, Ziraldo trabalhou numa agência de publicidade, foi jornalista e autor de livros infantis, até que pôde finalmente fazer histórias em quadrinhos. Em 1960 lançou uma revista mensal chamada pererê , que teve apenas dez númenos. Ziraldo não deixou abater com isso e criou outras personagens , como the super mãe , os zérois o canguru, jeremias , o bom . Mais recentemente criou as revistas o menino maluquinhi e julieta , a menina maluquinha. Pelo jeito , enquanto viver, Ziraldo vai continuar fazendo quadrinhos. Como autor de obras infantis, esse menino não para de criar e encantar crianças e adultos. Eis alguns de seus livros : O menino maluquinho , O planeta lilás, Flicts, Uma professora bem maluquinha,Outro como eu so daqui a mil anos , Vovó delícia , O enino marrom , Menina Nina , Os meninos morenos .                                         onde pesquisei? Livro de Português

segunda-feira, 16 de março de 2015

História Modificada

Dona Boa-Sorte mais Dona Riqueza                                                                                                         Havia um homem muito pobre. Era muito dedicado no trabalho , ele cortava árvores para fazer a lenha,capinava e plantava, ele ganhava muito pouco dinheiro em ralação ao tanto que se esforçava.
  Um dia como sempre trabalhando, foram duas mulheres bonitas, chegou perto e cumprimentou, o camponês levou um susto, pois nunca tinha visto elas antes,então começaram à conversar.
 -Olá amigo,eu e minha irmã estavamos vendo o senhor trabalhar, você deve ganhar muito dinheiro! 
-dinheiro? É uma coisa que ganho muito pouco
-Mas isso é injustiça com você!
-Quem sabe um dia eu consiga fazer algo melhor na minha vida
  As irmãs gostaram do homem, uma das irmãs resolveu se apresenar: 
-Meu nome é Riqueza, e minha irmã chama-se Boa-sorte, vi que você se esforçou muito então vamos te ajudar.
  O homem olhava com atenção ao rosto de cada uma das mulheres, Riqueza ajudou dando dez moedas de ouro para o pobre homem, as pessoas acharam estranho, pois o homem era pobre e de repente ficou rico. Chamaram a polícia para ele, achando que tinha roubado aquele dinheiro todo, então a polícia o algemou, mas ele conseguiu escapar 
  O homem desistiu do dinheiro e foi trabalhar para ganhar seu próprio dinheiro! 

domingo, 8 de março de 2015

Dia das mulheres!!

A mulher cria, vai a luta é guerreira e busca... Ela espera... Tem paciência,  ternura e brandura. Toda mulher é aquela que com toda brandura e candura sabe suportar toda dor de amor e desamor. Sabe enfeitiçar e encantar, com sua alma de muitos mistérios. Toda mulher é você... Sou eu... Somos nós... Feliz Dia da Mulher."
Quero desejar parabéns a todas aquelas mulheres que lutam para sustentar sua família, dar graças a Deus que a cada dia ela está viva, aquela que luta pelo bem de todos, aquela mulher trabalhadora, aquela mulher que nunca desiste de seus sonhos, aquela mulher vaidosa, aquela que torna o mundo melhor! Feliz dia das mulheres!!

Biografia Leonardo Da Vinci

Um dos mais completos artistas renascentistas, Leonardo da Vinci nasceu no dia 15 de abril de 1452, muito provavelmente em uma cidade próxima a Vinci, Anchiano, na Itália, embora alguns pesquisadores acreditem que sua terra natal está situada entre Florença e Pisa, à direita do Rio Arno.

Leonardo da Vinci
Seus pais eram o notário – hoje conhecido como tabelião – Piero di Antonio da Vinci, e a camponesa Catarina. Assim que nasceu, eles se separaram e seu genitor contraiu matrimônio com outra mulher, Albiera di Giovanni Amadori, bem mais nova que ele. Ao completar cinco anos, Leonardo foi retirado da guarda materna e entregue ao pai.
Sua infância transcorreu na esfera rural, o que explica seu apego à Natureza. Ele era um aficionado por cavalos, que no futuro se tornariam alvos de suas pesquisas. Aliás, Leonardo se transformaria no modelo da educação clássica, resgatada no Renascimento, pois dominava amplas áreas do conhecimento: a anatomia, a engenharia, a matemática, a música, a história natural, a arquitetura, a escultura, a pintura, e ainda se revelaria um talentoso inventor.
Sua produção científica, genial, oculta em rascunhos e codificações, nunca se destacaria, como o fez sua obra artística. Este viés criador lhe garantiria fama e recompensas. Em 1469 o artista vai para Florença e aí dá início a sua trajetória na esfera das artes, cursando pintura no atelier do famoso pintor de Florença, Andrea del Verrocchio.
Suas pesquisas no campo da anatomia começam a se desenvolver em 1472. Nesta época, Da Vinci cria vários desenhos e esquemas do organismo humano. Nesta primeira etapa de sua criação, que vai até 1480, ele elabora pequenas obras, tais como Madona com Cravo, a Madona Benois e, talvez, a Anunciação.
Em 1482 o artista segue para Milão, e nesta cidade trabalha para Ludovico Sforza, atuando como engenheiro, escultor e pintor. Neste período, que tem como limite o ano de 1486, ele empreende uma de suas realizações mais conhecidas, A Virgem dos Rochedos, pintura concebida para um altar. Até 1488 ele se dedica à arquitetura, permanecendo no atelier da Catedral de Milão.

Monalisa
Leonardo, antes de voltar para Florença, realiza sua última obra para Sforza, a clássica A Última Ceia. Em 1500, já de regresso à cidade florentina, ingressa em seu estágio mais produtivo na esfera da pintura, compondo neste período sua criação mais célebre e misteriosa, o retrato da Lisa del Giocondo, cônjuge de Francesco del Giocondo – a famosa Mona Lisa.
Praticamente na mesma época ele começa a produzir a pintura mural denominada Batalha de Anghiari. Em 1516, com a morte de seu mecenas e protetor Giuliano de Medici, Da Vinci passa a atuar junto ao soberano Francisco I da França. O artista morre em território francês, em 1519, na cidade de Cloux. Seu corpo foi enterrado na Igreja de S. Florentino, em Ambroise, posteriormente destruída durante as insurreições ocorridas na Revolução Francesa.